segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As quiches de Vivi e as madeleines de Proust


Meus amigos,

Minha cumadi e afilhada Virginia carrega o sobrenome Tapajós por conta de seu casamento com meu parceiro Mauricio, cerimônia à qual compareci na qualidade de padrinho do casal. Ambos, depois, me deram Márcio para batizar e este, por sua vez, casou-se com Juju – e lá estava eu, todo prosa, representando meu falecido parceiro e compadre na cerimônia religiosa. Claro, Virginia e eu desaguamos rios de lágrimas.


Mauricio Tapajós clicado por Walter Firmo.
Minha cumadi gosta de festas, aniversários, de amigos em volta. Na última reunião que promoveu, semana passada, encontrei mais um par de afilhados: Joyce e Tutti Moreno, mais o poeta Paulinho César Pinheiro. Mauricio se foi, mas deixou seus amigos para Virginia, Márcio e Lúcio. Sempre gostou de cozinhar, a minha cumadi. Se abandonasse a matemática e resolvesse ser escritora, boa parte da história da música brasileira ela poderia contá-la em detalhes. Milton Nascimento, o MPB-4, Chico Buarque que o digam.

Recebi o seguinte imeio, que repasso a vocês:

Amigos e amigas,
Todos vocês sabem que sempre abracei com muito carinho e dedicação tudo que se relacionava com “Educação”. Alguns de vocês também sabem que minha outra paixão é “Cozinhar”. Pois bem, Educação saiu do caminho para dar passagem à “Arte Culinária”.
Estou fazendo “Quiches” sob encomenda – ‘Quiches da Vivi”. O resultado tem sido bom. Estou anexando o panfleto com os variados recheios das quiches. Divulguem!
Beijos,
Virginia


E-mail: quichedavivi@gmail.com


RECHEIOS
Abobrinha com nozes e passas
Alho poró
Berinjela com Tomate Seco e Manjericão
Berinjela com Nozes e Passas
Brie com Damasco
Calabresa com cebola
Cebola
Champignon com bacon
Espinafre com Queijo Gruyère
Funghi
Lorraine
Queijo Provolone
Quatro Queijos com Castanha do Pará
Salaminho com Queijo
Tomate Seco com Mussarela de Búfala


PREÇOS
Mini Quiches: R$ 5,00 e R$ 6,00*
Médio: R$ 40,00 e R$ 45,00*
Grande : R$ 60,00 e R$ 65,00*


* Recheios Especiais: Brie com Damasco; Tomate Seco
com Búfala; Espinafre com Gruyère; Funghi.
Se preferir outro recheio, fique à vontade – ela avisa. Avisa mais: contratou motoboy para entregas caseiras.

Vocês dirão: o que deu no poeta? Seu blog virou anúncio de classificados? Sim e não. No meu “Cartas cariocas para Mario de Andrade” coloquei a receita das Madeleines tão apreciadas por Mário de Andrade, receita extraída do “Dining with Marcel Proust”, editado pela Thames and Hudson, de Londres. Autora: Shirley King.

Mas é impossível não dividir com vocês mais essa novidade-novidadeira de minha cumadi Virginia Tapajós. Ela é o cão chupando manga quando vai pra cozinha.

Meu sonho, agora, é provocar um embate culinário entre ela e Lucinha. Quem já sentou à minha mesa, sabe do que falo.

E esse é um excelente pretexto para, enfim, lembrar meu parceiro e colocá-lo aqui em nosso blog, ele dono de um cardápio musical variadíssimo.

Vamos lá?


Joyce canta "Vida jogada fora" (Mauricio Tapajós/Paulo César Pinheiro) em sessão de gravação do CD "Maurício Tapajós - Sobras Repletas".